Como achar a formação certa


Quando chegamos em um clube, fazemos todas as transferências necessárias, e então chega a hora de jogarmos as partidas, surge a primeira dúvida:

Qual formação devo usar?

No jogo, há um total de 10 escalações pré-definidas que você pode escolher, e essa é a opção mais recomendada. Falaremos sobre escalações criadas mais tarde... 
Bom, a sua fase inicial no time poderá servir como um período de testes e se você estiver no Brasil, use o Campeonato Estadual para isso.
Comece sempre testando a formação tática mais simples e usada no futebol, independentemente dos seus jogadores: o 4-2-2. Utilize ele normalmente, com jogo equilibrado e marcação pesada, além de atacar pelo meio. Teste ele por no mínimo 3 jogos, e se não funcionar comece a atacar pelas laterais. Esse é o primeiro passo...

Se as táticas utilizadas acima funcionaram, ótimo! Você não precisa fazer mais nada neste tutorial, só cuidado nos intervalos das partidas e faça bastante substituições.
Agora, se elas não deram certo, você terá que prestar atenção nas características dos jogadores...

Certifique-se de que o seu elenco esteja bem montado, com jogadores destros e canhotos em cada posição, e características diferentes para tais. Então, veja as características de dois setores mais importantes para definir uma formação: as laterais e o ataque. Se você possuir laterais com características defensivas, poderá utilizar um 4-4-2 defensivo ou um 5-3-2. Caso contrário, você poderá testar todas as outras formações.
Um outro fator no elenco que define a tática a ser utilizada é o número de jogadores em cada posição. Se você possuir três titulares em apenas um setor, use uma formação correspondente, mas fique atento também as suas características...

Ex¹.: Há três atacantes titulares no meu time. Um com características Fin/Vel, um com Fin/Cab e outro com Fin/Dri. Por isso, utilizo um 4-3-3 ou até um 3-4-3.
Ex².: Há três meias titulares no meu time, por isso jogo com um 4-4-2 ofensivo e às vezes com um 4-4-2 losango.
Sobre os atacantes, uma coisa você tem que ter em mente quando tiver três titulares: velozes e dribladores jogam na ponta e cabeceadores e passadores jogam no meio. 

Se tudo isso até agora não funcionou, passe a testar diferentes formações, sempre olhando nossas dicas da série Táticas de Jogo. Teste um 3-5-2, um 5-4-1, ou até um 4-5-1...
Verifique também se oproblema não é com o elenco...


Bom, basicamente é isso que você precisa saber para escolher uma formação certa. Continue acompanhando o blog que mais dicas virão! 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
→ O comentário precisa ter relação com o assunto do post;
→ Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
→ Comentários com CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão aceitos;
→ Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.